Mundo cripto

Ativos Digitais vs Investimentos Tradicionais: em qual investir?

17/05/2021

11 minutos de leitura

Ativos Digitais vs Investimentos Tradicionais: em qual investir?

Sempre quando o assunto é investimento, muitas pessoas logo pensam em poupança ou nos títulos tradicionais, como renda fixa, LCA, Tesouro Direto, entre outros. Mas você sabia que os ativos digitais estão entre as melhores opções para investir o seu dinheiro?

Isso mesmo! Nos últimos anos, essa modalidade de investimento tem ganhado a preferência de novos investidores, já que são uma ótima alternativa para as pessoas que buscam novas formas de investir.

Que tal conhecer um pouco mais desse mercado e descobrir quais as opções de aplicações mais vantajosas: Investimento tradicional ou mercado de ativos digitais? Vem com a gente!

O que são ativos digitais e como funciona seu mercado?

Os ativos digitais já fazem parte do nosso dia a dia e às vezes nem notamos. Um médico que faça uma prescrição ou atestado com assinatura digital, por exemplo, já está emitindo um ativo digital!

O conceito é bem amplo e compreende uma série de possibilidades:

  • itens colecionáveis em jogos (sim, a arma que você compra também é um ativo digital);
  • participação em companhias geradoras de energia;
  • os NFTs que ganharam expressiva notoriedade recentemente (merece post aqui no blog, hein);
  • títulos de consórcios, etc.

Inclusive, essa modalidade de aplicação também é chamada de investimento alternativo, mas diferente das criptomoedas, esses ativos não têm um sistema de blockchain próprio e, por conta disso, tanto o registro de posse quanto a segurança depende de um banco de dados descentralizado de uma rede que já existe.

Não há um formato padronizado para esses investimentos alternativos em razão da sua extensa diversidade, além de não ter uma correlação com as aplicações tradicionais.

Queremos fazer diferente para fazer a diferença para você. Clique e faça parte do Meubank

Exemplos de investimentos alternativos


Agora que você sabe o que é ativo digital, conheça alguns exemplos de investimentos alternativos. Fique de olho em todas as possibilidades para aplicar o seu dinheiro. Confira!

Ativos físicos

Os ativos físicos são aqueles palpáveis, como imóveis prontos, diamantes, concessões rodoviárias, ou seja, tudo aquilo que pode ser negociado no mercado financeiro. Achou curioso? Sim, ativos físicos podem ser transformados em ativos digitais!

Venture Capital

Já o Venture Capital são empresas em estágio inicial, que recebem aporte financeiro, como as conhecidas startups.

Antecipação de Recebíveis

No mercado de ativos digitais, existem também os investimentos alternativos recebíveis, que são títulos de dívida, títulos de consórcio contemplados, títulos de precatórios, contratos de energia, títulos imobiliários, entre outros.

Private Equity

Já o Private Equity é um investimento em fundos de gestão ativa onde são adquiridas participações em companhias de capital fechado.

Nessa modalidade, a ideia é alavancar o crescimento da empresa tanto em termos administrativos quanto financeiro. Dessa forma, muitos investidores participam ativamente na gestão das empresas.

Criptomoedas


As criptomoedas também entram na lista dos investimentos alternativos, sendo, inclusive, uma das melhores opções de investimento para quem quer ir além das opções tradicionais.

Para você ter uma ideia do potencial desse mercado, em abril do ano passado, o segmento já contabilizava mais de 5 mil moedas e tokens digitais. Ótimos exemplos desses ativos, são as moedas Bitcoin, Ripple e Ethereum.

Ativos Digitais vs Investimentos Tradicionais: vantagens e desvantagens


Os investimentos tradicionais não deixam de ser boas opções, mas os ativos digitais estão entre as aplicações mais promissoras do mercado de investimento.

Para que você possa fazer sempre as melhores escolhas na hora de investir o seu dinheiro, listamos aqui as principais vantagens e desvantagens de investir em ativos digitais e investimentos tradicionais. Confira!

Potencial de valorização

Cada investimento tem suas próprias taxas, comissões, rentabilidade e possibilidade de retorno diferentes. Por isso é importante aumentar o leque de opções e avaliar cada uma, já que existe tanta diversidade de títulos tradicionais.

Já no universo dos ativos digitais, as criptomoedas, por exemplo, possuem um enorme potencial de valorização. A moeda mais famosa, que é o Bitcoin, teve um crescimento na casa dos 400% no último ano. Claro que valorização passada não garante rentabilidade futura, mas com certeza é um ponto para se ficar de olho.

Rapidez e baixo custo

Outro ponto que merece destaque no caso do mercado de ativos digitais é a rapidez das operações e também o baixo custo.

Em investimentos tradicionais, os processos podem ser um pouco mais lentos, além de ter custos elevados em cima de transações relativamente simples. Isso acontece porque existem diversos intermediários envolvidos na operação como um todo.

Já no mercado de ativos digitais, todo o processo é simplificado, sendo possível, inclusive, fazer suas transações por meio da internet e sem a necessidade de intermediadores.

Acessibilidade


Para fazer aplicações em investimentos tradicionais, você está sujeito às instituições intermediadoras e uma autoridade central que controla as transações, o que não acontece com os ativos digitais, como as criptomoedas, já que é um dinheiro descentralizado.

Por meio de transações online, é possível realizar operações e transferência de ativos na palma da mão 24h por dia, permitindo também a troca ativos com outros usuários a qualquer hora, já que investidores de outros países podem negociar com você.

4 tipos de investimentos alternativos para aplicar seu dinheiro


O mercado de ativos digitais oferece os mais diversos tipos de investimento para aplicar o seu dinheiro, mas você sabe quais são os mais vantajosos?

Se você quer garantir uma boa rentabilidade da sua grana, separamos 4 investimentos que estão bombando no mercado financeiro de ativos. Confira!

Pax Gold (PAXG)

Esse é um ativo digital na forma de token que pode representar uma porcentagem da propriedade de um ativo maior (nesse caso, ele tem lastro em ouro) e, por isso, pode funcionar como Reserva de Valor.

Cada token de Pax Gold representa uma fração de 31,1 gramas de ouro equivalente em custódia da Brink’s, empresa listada em bolsa de valores nos EUA.

Títulos de precatórios

Esse é um ativo digital que chama bastante atenção de quem gosta da renda fixa. Os tokens de precatórios representam títulos de dívida pública.

De forma beeeem resumida, uma pessoa que ganha uma ação judicial contra o poder público passa a ser detentora desse título. Como o prazo de recebimento dessa dívida costuma ser extenso, é comum ela repassar a dívida para que outra pessoa/empresa receba no longo prazo em troca de uma dedução no valor a ser recebido.

Quando compramos um token de precatório, estamos comprando o direito de receber no longo prazo um pedacinho dessa dívida corrigida. :)

Bitcoin

Com certeza, você já ouviu falar no famoso dinheiro digital Bitcoin, que é a moeda mais famosa do mercado, além de ser o primeiro método de pagamentos global completamente descentralizado do mundo.

Essa, sem dúvida, é uma opção de investimento muito vantajosa em 2021. Isso porque, nos últimos anos, ela tem apresentado uma alta valorização no mercado.

Ether

No mercado de ativos digitais, a Ether também é uma criptomoeda que está muito em alta, sendo uma ótima opção de investimento.

Nesse caso, as transações da Ether acontecem na plataforma Ethereum, onde os investidores fazem aplicações descentralizadas com diferentes objetivos, como em criptomoeda, ICO ou sistemas de votação.

A vantagem de investir nessa moeda digital é que o tempo de execução das transações é muito mais rápido e acontecem em poucos segundos.

Em breve sua sua conta digital com novos investimentos. Faça parte do Meubank

Como o Meubank ajuda você com os investimentos alternativos

Se você quer descobrir como ganhar dinheiro com ativos digitais, saiba que a nossa carteira e conta digital multiativos Meubank tem muito a oferecer e pode te ajudar a diversificar os investimentos do seu jeito e com muito mais liberdade e liquidez.

Quer saber como? Dá uma olhadinha nas vantagens que esperam por você na nossa cona digital.

Autonomia para investir

Aqui no Meubank, você não precisa depender de intermediários ou corretores para fazer investimentos. Nada disso!

Além de oferecer serviços financeiros gratuitos, nossos usuários podem otimizar e ampliar as carteiras de investimentos do jeito que quiserem e sem complicações.

A nossa conta digital permite que você compre criptomoedas e ativos digitais em uma conta digital única, que oferece diversificação, segurança e liquidez. Gerencie seu dinheiro de um jeito simples de onde, quando e como quiser. No Meubank, você pode investir em criptomoedas, tokens, ativos de menor volatilidade, como o Ouro e o Dólar e muito mais.

Parceria com o Mercado Bitcoin

Vai fazer aplicações em ativos digitais? Os investimentos na nossa conta digital são os mais variados e permitem que você possa escolher entre as mais diversas moedas.

Isso porque, temos uma forte parceria com o Mercado Bitcoin, uma das 25 exchanges mais confiáveis do mundo em 2020 pelo BTI, além de ser a maior plataforma de criptomoedas e ativos digitais da América Latina.

Por meio dessa parceria, você tem um leque de opções de ativos digitais, como o bitcoin, Ethereum e muitas outras moedas.

Aplicativo fácil de mexer

Na hora de fazer suas transações, a nossa conta digital Meubank oferece muitas facilidades.

Nosso aplicativo foi pensado para investidores iniciantes e também os mais experientes para que as operações sejam feitas de um jeito simples e rápido, justamente, para facilitar o seu dia a dia.

Nosso processo de compra e venda de ativos e criptomoedas é muito fácil, prático e acontece em poucos cliques na palma da sua mão.

Conclusão: Ativos Digitais

Se você é um investidor que pretende diversificar a sua carteira, saiba que os ativos digitais são uma ótima opção por diferentes motivos.

Essa modalidade de investimento oferece vários tipos de ativos digitais, permitindo que você escolha aquele que mais combina com o seu perfil de investidor.

Você pode escolher por ativos digitais de classes, como criptomoedas, private equity, recebíveis e venture capital, que oferecem custos mais baixos, acessibilidade e um grande potencial de valorização.

Na hora de investir, escolha a nossa conta digital Meubank, que te ajuda a fazer aplicações de forma fácil, segura e com bons rendimentos. Quer conhecer mais sobre as nossas soluções financeiras? Acesse o site agora mesmo.

Se você quiser fazer parte do Meubank? Entre agora mesmo na nossa lista de interessados e garanta o acesso antecipado aos nossos serviços, além de ficar por dentro das melhores oportunidades de investimentos.

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo assim que sair.