Meu dinheiro

O que é cashback, como funciona e as vantagens em utilizar

26/08/2021

10 minutos de leitura

O que é cashback, como funciona e as vantagens em utilizar

Se você comprou algo pela internet nos últimos anos, provavelmente já viu algo sobre cashback em alguns produtos enquanto pesquisava.

Atualmente, as maiores lojas virtuais e físicas do país já oferecem esse programa a seus clientes, que é uma forma de “devolver” uma porcentagem do valor pago no item.

Achou interessante, mas ainda desconfia que não vale a pena se cadastrar em um programa que nem sabe direito como funciona?

Então você está no lugar certo, pois nesse artigo vamos explicar o que é cashback, como ele funciona e porque você deve aproveitar essa oportunidade.

Confira!

Afinal, o que é cashback?

o que é cashback

Cashback é quando você compra um produto ou serviço, que oferece esse benefício, e recebe uma parte do valor pago de volta.

A palavra cashback significa “dinheiro de volta”, em inglês.

Em 1998, uma empresa norte-americana chamada Ebates criou esse modelo de programa de recompensa.

Eles fizeram um esquema de divulgação de 40 lojas virtuais parceiras, onde recebiam uma comissão pela indicação e as lojas ofereciam o retorno de até 25% do valor dos produtos de volta aos clientes.

Os americanos, que já eram acostumados a utilizar cupons de descontos em todas as compras possíveis, simplesmente compraram a ideia e nunca mais deixaram de utilizar o cashback.

Porém, somente em 2007 as empresas brasileiras começaram a trabalhar o programa com seus clientes, ainda timidamente.

Com o passar dos anos, o conceito caiu no gosto dos brasileiros e conforme a última pesquisa realizada pelo Sebrae mais de 6,4 milhões de estabelecimentos já utilizam essa estratégia.

O sistema é basicamente o mesmo inventado pelos norte-americanos: o intermediário faz a parceria com os estabelecimentos, capta os clientes, divulga as lojas e recebe uma comissão pela captação.

Os estabelecimentos concedem o benefício do dinheiro de volta aos clientes cadastrados, conforme as regras definidas anteriormente, que pode ser o dinheiro de volta ou acumulação de pontos.

Para o comércio é como uma estratégia de marketing, uma maneira de se destacar da concorrência, atrair e fidelizar clientes.

Já para o cliente é como se fosse um desconto inverso, pois ao invés de pagar menos pelo produto, ele recebe uma porcentagem do valor pago de volta.

Queremos fazer diferente para fazer a diferença para você. Clique e faça parte do Meubank.

Entenda como funciona o cashback

como funciona o cashback
A primeira coisa que você precisa fazer para utilizar o cashback é se inscrever no programa através de um intermediador.

Para compras online é preciso ativar a função do dinheiro de volta assim que os produtos escolhidos são colocados no carrinho, seja utilizando aplicativos, ou nos navegadores e extensões.

Quando você finaliza a compra, o estabelecimento comunica o intermediário e ele tem um prazo para disponibilizar o seu crédito.

Tanto esse prazo, como a forma que o crédito será disponibilizado para você, vão depender das regras do intermediário.

Alguns oferecem o crédito em dinheiro mesmo, que pode ser transferido para sua conta bancária ou conta digital, após atingir um valor mínimo que já é pré-definido.

E outros trabalham com créditos ou pontos que vão somando e depois são reutilizados em determinadas transações, como se fossem uma criptomoeda.

Por isso, antes de escolher um intermediário ou programa para se cadastrar, confira as condições que eles oferecem, para saber se o retorno será conforme você espera.

Qual é a diferença entre cashback e desconto?

O desconto é a redução do valor de um determinado produto. Quando você tem um desconto no valor do produto, ele é concedido antes do pagamento do mesmo.

Na compra de um produto ou serviço que o estabelecimento te oferece um desconto, você tem uma redução no valor a pagar naquele item e, geralmente, esse benefício é concedido apenas para pagamentos à vista.

Já no cashback, você recebe uma porcentagem do valor pago de volta conforme as condições do programa que você está cadastrado.

Essa porcentagem pode ser de 1%, 5%, 10%... depende muito da campanha que está acontecendo. Com um pouco de sorte, você encontra retornos de até 100% do valor do item.

Se o intermediário estiver fazendo uma ação para captar novos cadastros, ele pode usar esse retorno diferenciado na primeira compra como estratégia de captação.

Quais as formas de ganhar cashback?

formas de ganhar cashback

Apesar do programa de cashback ter começado nas lojas virtuais, hoje ele é oferecido em diversos estabelecimentos, tanto em produtos como em serviços.

Vamos ver as melhores opções para conseguir juntar mais cashback.

Compras online

As compras online são a maneira mais conhecida de ganhar cashback.

Para garantir que o retorno vai entrar na sua conta, você precisa ativar a função de cashback antes de finalizar a compra. Essa é a parte mais importante.

Você pode optar em fazer as compras direto pelo aplicativo que está cadastrada ou utilizar uma extensão no seu navegador, assim corre menos risco de perder a oportunidade.

Compras em lojas físicas

Para conseguir cashback em compras realizadas em lojas físicas, você precisa se informar quais os estabelecimentos participantes do programa que está cadastrado.

Esses locais podem ser supermercados, lojas de departamento, lojas de itens esportivos, lojas de perfumaria, farmácias, entre outros.

Na hora de efetuar o pagamento você precisa sinalizar o estabelecimento que vai utilizar e o seu programa de cashback. Provavelmente, também seja solicitado uma senha ou o número de algum documento.

Transações financeiras

Quando você se cadastra em um programa de cashback por uma instituição financeira, você recebe o crédito quando efetua compras em estabelecimentos indicados por essas instituições de forma automática na sua conta.

Outros programas oferecem a você um cartão de crédito que, conforme você efetuar suas compras utilizando-o, o seu crédito será gerado na conta automaticamente.

Porém, antes de aceitar qualquer opção de cartão de crédito confira as condições, pois pode haver cobrança de taxas e você precisa estar ciente disso.

O que é cashback: descubra a importância para as empresas

importância do cashback

Os estabelecimentos parceiros também ganham oferecendo cashback.

Agora vamos ver como isso acontece na prática:

Banco de dados dos clientes

Trabalhar com os dados dos clientes traz às lojas a possibilidade de conhecer melhor o público.

Hoje em dia, muitas empresas utilizam sistemas de CRM para obter o máximo de informação possível dos clientes.

Esses dados possibilitam traçar metas específicas e até desenvolver produtos que atendam às necessidades de diferentes perfis de consumidor.

Maior visibilidade da marca

Uma maneira bem eficiente de chegar a novos clientes é fazer uma parceria com as empresas intermediadoras do cashback.

As marcas costumam divulgar seus parceiros em seus meios de comunicação com os clientes cadastrados.

Ou seja, sua marca passa a ser divulgada por e-mails e redes sociais e atinge um público que talvez fosse muito difícil conseguir atingir sem essa ação.

Aumento da carteira de clientes

Quanto mais sua marca for divulgada mais clientes vão chegar até você, então a maior visibilidade vai atingir diretamente a sua carteira de clientes.

O fato do cliente receber um benefício a mais comprando com você, pode fazer ele te escolher perante aos concorrentes.

Fidelização de clientes

Uma maneira de fidelizar clientes é oferecer um benefício, um diferencial para despertar uma certa gratidão pela escolha da sua empresa.

O retorno que o cliente recebe faz com ele procure o seu produto na próxima vez que ele for comprar.

Uma das estratégias de marketing é justamente causar esse sentimento no consumidor, para ele sentir uma “obrigação” em comprar com você novamente porque você lhe deu algo a mais do que ele esperava.

Como conseguir cashback?

como conseguir cashback

Para conseguir o retorno com o cashback, a primeira coisa que você precisa fazer é procurar o programa que faça mais sentido para você.

Pois, como vimos, existem diferentes empresas de cashback e cada uma oferece o retorno conforme suas condições.

Após decidir qual o melhor programa para você, se inscreva no site da marca e procure pelos estabelecimentos que vendem os produtos ou serviços que você quer adquirir.

Se você estiver comprando em lojas virtuais, precisa se lembrar de ativar a opção de cashback antes de finalizar a compra.

No seu navegador, você consegue utilizar extensões que sinalizam essa operação e indicam as oportunidades disponíveis nas páginas que estiver visitando.

Se estiver efetuando a compra direto pelo aplicativo de cashback, não precisa ativar essa função, pois o app já identifica automaticamente e finaliza a compra com o benefício.

Agora, se você for comprar em lojas físicas parceiras que oferecem o cashback, precisa informar que deseja usar a função no momento do pagamento.

O estabelecimento precisará de algum dado seu, como telefone ou CPF para poder vincular a compra ao seu cadastro, e depois enviará as informações ao intermediário parceiro para que o reembolso aconteça.

Em breve sua conta digital com novos investimentos. Faça parte do Meubank.

Conclusão

significado de cashback

Cashback é um programa de relacionamento que busca parcerias entre intermediários e estabelecimentos, com intuito de aumentar as vendas das lojas e conceder um benefício ao cliente.

Esse benefício pode ser revertido em dinheiro ou acúmulo de pontos revertendo em outros produtos, dependendo da proposta de cada empresa.

Esse tipo de relacionamento, na verdade, chegou bem antes da era da internet.

Aqui no Brasil, na década de 80 até os anos 2000, as pessoas assinavam um Guia com todos os números de telefone cadastrados nas cidades e no final desse livrão tinham os tão concorridos cupons.

Isso mesmo, eram cupons de desconto dos estabelecimentos parceiros, você tinha que recortar os cupons para poder apresentar no local e conseguir o benefício que vinha descrito nele, na maioria das vezes um desconto.

Talvez tenhamos ido longe demais e você não seja dessa época, mas a primeira evolução dos tais cupons de desconto foram as milhas dos cartões de crédito.

Esse programa de milhas continua existindo, mas ele já evoluiu e a evolução dele é o cashback.

E o melhor do cashback é poder escolher a maneira que você quer receber de volta o benefício, de acordo com suas necessidades.

Se você escolher um intermediário que te ofereça o retorno em dinheiro mesmo, vou te dar uma dica:

Que tal investir esse dinheiro em uma conta digital e quem sabe até multiplicar esse ganho?

No Meubank você tem a possibilidade de investir o dinheiro do seu cashback da maneira que preferir, com total liberdade e facilidade de administrar tudo pela palma da sua mão.

Caso queira saber melhor de como investir, é só conferir nosso artigo dedicado para te ajudar.

Não perca mais tempo, procure hoje mesmo um programa de cashback que te ofereça um retorno financeiro e direcione esse benefício para a sua conta digital.

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo assim que sair.