Investir do zero

Como investir dinheiro: dicas para ter lucro com segurança

13/05/2021

14 minutos de leitura

Como investir dinheiro: dicas para ter lucro com segurança

Se você quer iniciar no mundo dos investimentos, aprender como investir dinheiro é fundamental para conseguir garantir bons lucros. Além, claro, de ficar esperto para não cair em nenhuma cilada.

Pensando nisso, montamos um guia completo com as melhores dicas para você sair do zero, as melhores opções de investimento da atualidade, onde e como investir também para quem tem pouco dinheiro. Vamos lá?

Dá pra investir dinheiro com segurança?


A resposta curta para essa pergunta normalmente não agrada muito: depende.

Há uma série de fatores que impactam diretamente na percepção de segurança. Você quer fazer investimento em curto ou longo prazo? Deseja aplicar sua grana em ativos que têm menos riscos de perda e menor rentabilidade ou pensa em ser aquele investidor que não tem medo de arriscar?

Um bom primeiro passo para quem está iniciando nesse universo e quer descobrir como investir dinheiro com segurança: organizar a casa.

Isso significa entender quanto entra e quanto sai todo mês, quais são seus gastos fixos e onde é possível apertar um pouquinho o orçamento. Lembre-se: nada está escrito na pedra. Se for necessário reajustar no mês seguinte, faça os reajustes sem crise. O importante é conseguir ter uma visão clara da sua vida financeira e conseguir separar um valor todo mês.

Outro ponto importante quanto a esse valor do mês: todo valor é válido! Não tem problema em começar com pouco. Aliás, pequenos aportes são uma boa forma de testar seu “estômago” e experimentar diversos tipos de ativos.

O mercado financeiro pode render bons lucros e, inclusive, apresentou crescimento em 2020, segundo um levantamento feito pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Porém, se mal utilizado, esse mercado também pode causar prejuízos se não souber onde e como fazer a aplicação do seu dinheiro.

Sabendo quanto você consegue investir por mês (ou por semana, quinzena, você quem manda) é hora de buscar um parceiro confiável. O Meubank permite que seus usuários façam investimentos em ativos e títulos diferentes direto da plataforma, facilitando a sua vida financeira.

Sua Carteira e Conta Digital Multiativos. Faça parte do Meubank

Como saber o perfil de investidor e qual investimento escolher?


Quer aprender as melhores práticas de como investir dinheiro e ter lucro, mas não tem ideia de qual é o seu perfil de investidor? Não precisa se preocupar, pois vamos te ajudar nessa tarefa.

Destacamos aqui os três principais perfis de investidores para que você possa entender em qual se encaixa. Dá uma olhadinha!

Perfil Conservador

O investidor mais conservador é aquela pessoa que aceita correr pouco risco (lembra que todo investimento tem risco?). Esse perfil aceita uma rentabilidade menor a fim de ter uma chance de desvalorização baixa.

Tanto no curto, quanto no longo prazo, existem opções para quem é adepto desse perfil. Nesse caso, o investimento em fundos DI e CDB são as opções mais indicadas, pois têm baixo risco e são a ‘cara’ do perfil conservador.

Perfil Moderado


O perfil moderado é o famoso meio termo. Ele tem um pouco mais de tolerância a riscos do que o conservador, mas não tanto quanto o arrojado. Procura aplicações que podem ter menor liquidez, mas com retornos financeiros a médio e longo prazo.

Essas modalidades de investimento, normalmente, representam um risco médio em suas variações, o que atende às necessidades do investidor moderado.

Em contrapartida, ele também aplica outra parte em investimentos que também são considerados conservadores, o que assegura liquidez no caso de um resgate rápido.

O investimento em renda fixa, como CDB, LCI e LCA são opções que o perfil moderado pode levar em consideração.

Perfil Arrojado

Para você que deseja entender como investir dinheiro e ter lucro, é preciso ter cuidado ao optar por um perfil de investidor arrojado.

Isso porque esse perfil não vê problemas em correr riscos de variações em seus rendimentos ou até sofrer alterações em seu dinheiro investido inicialmente.

Esse investidor acredita que as suas movimentações a longo prazo podem garantir resultados bem positivos ou, pelo menos, equilibrados e também identifica que não precisa do montante aplicado de forma imediata, podendo esperar o momento certo para resgatá-lo de acordo com os ganhos. Nesse caso, o investimento na Bolsa de Valores é a opção mais indicada. E aí, você se arriscaria?

Resumo dos perfis

Lembre-se que não há verdade absoluta e que nada está escrito na pedra. A divisão entre perfis de investidores é uma maneira lúdica para que cada um entenda um pouco mais as possibilidades e com qual linha se identifica mais.

Seria muito simplista - e até injusto - dizer que quem é conservador não aplica nem 1 real do seu dinheiro em renda variável e que quem tem o perfil arrojado é 100% v1d4 l0k4 e só faz aportes em opções extremamente voláteis.

Todos os investidores podem - e é muito saudável - ter em sua carteira de investimentos um pouco de cada estilo. O que vai determinar um perfil ou outro é a proporção. Por exemplo: um investidor conservador pode ter 70% da sua carteira em investimentos com menos risco e 30% em renda variável. O contrário também pode acontecer, um investidor arrojado não é “proibido” de ter CDB na carteira. Claro que essas são hipóteses, mas leve sempre em conta o que fica mais confortável para você, sem abrir mão da diversificação de investimentos.

Onde investir dinheiro para render mais?


Para as pessoas que querem entender onde investir dinheiro para render mais, separamos aqui alguns ativos e títulos que merecem sua avaliação. É possível ter excelente liquidez e segurança ao fazer aplicações de maneira sólida.

Como investir dinheiro em ações

Quer saber como investir dinheiro em ações? Essa é uma opção muito interessante para quem deseja fazer investimento a longo prazo.

Simplificando muito (muito mesmo), existem duas formas de se investir em ações. A primeira delas é comprando ação por ação por meio de um parceiro confiável, como uma corretora ou instituição financeira. Nesse caso, quem faz a análise das empresas, desenha uma estratégia e seleciona as ações a serem compradas é você mesmo. A segunda alternativa é via fundos de investimento, em que você basicamente deixa as decisões e gestão com uma equipe especialista.

Como investir dinheiro em criptomoedas

Um bom investimento com pouco dinheiro são as criptomoedas, que têm apresentado alta valorização nos últimos anos, como o Bitcoin, que cresceu mais de 400% em 2020.

Além do Bitcoin, outras moedas, como Ether e Chilliz também têm boas expectativas para 2021 e vale a pena ficar de olho nesses ativos digitais.

Você pode comprar Bitcoin e negociar no aplicativo do Meubank, por exemplo, que chega ao mercado com uma proposta diferenciada de investimentos.

Como investir dinheiro em renda fixa

Os investimentos em renda fixa se encaixam em uma modalidade onde você empresta dinheiro para uma outra parte, que pode ser empresas privadas, como os debêntures ou ao governo, no caso de títulos do Tesouro.

Entre os investimentos em renda fixa, é possível escolher entre Tesouro Direto, CDB, LCI e LCA, fundos DI, entre outros. Essas são ótimas opções para você que precisa saber como investir dinheiro com segurança.

Quais são os melhores investimentos para quem tem pouco dinheiro?


Com tantas opções, fica difícil escolher os melhores investimentos com pouco dinheiro, não é mesmo? Lembre-se que nesse universo há opções para todos os bolsos. Não ter muita grana não significa que você precise ficar de fora, ok? Confira algumas opções!

Tesouro Selic

Esse é um ativo muito seguro de renda fixa, onde você empresta o seu dinheiro para o governo por um tempo pré-estabelecido, recebendo, posteriormente, com juros acordados.

Nessa modalidade de aplicação, a rentabilidade acompanha a variação da taxa Selic, que é a taxa básica da economia brasileira. Essa é uma ótima opção para os investidores que não possuem muito recurso, pois é possível investir com apenas R$ 30.

Outro ponto que merece destaque é que o Tesouro Selic tem uma boa liquidez, ou seja, pode transformar o título em dinheiro.

Fundos DI

Os fundos DI são ótimos também para quem quer aprender como investir dinheiro sem a possibilidade de fazer altos investimentos.

Essa modalidade oferece uma rentabilidade que acompanha a variação do CDI (Certificados de Depósitos Interbancários), sendo ideal para investidores que preferem contar com o auxílio de um gestor.

Mas vale lembrar que os fundos DI não possuem a garantia do Fundo Garantidor de Crédito, mas, mesmo assim, apresentam baixo risco.

CDB

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um título onde o investidor empresta dinheiro a um banco e recebe os valores de volta com o acréscimo de juros, após um determinado período.

O prazo de vencimento, a rentabilidade, a liquidez e o risco podem variar com base na modalidade de aplicação que você escolher.

Se você é um investidor de ‘primeira viagem’ opte por investimentos de liquidez diária e títulos de instituições sólidas e reconhecidas que permitam o resgate da aplicação sempre quando preferir.

O Certificado de Depósito Bancário conta com a garantia do FGC, que cobre todas as aplicações de até R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira.

Dessa forma, caso aconteça algo com o banco emissor (já pensou se declara falência?), você receberá o valor que investiu desde que não ultrapasse o valor máximo.

Devo ser mais conservador com os investimentos durante a crise do coronavírus?


Se você quer aprender como investir dinheiro com segurança nesse momento de crise, é importante focar em dois pontos principais.

Crise também traz oportunidades. Sim, é no momento da crise que alguns negócios nascem, que alguns investimentos atingem valores mais acessíveis etc.

Reserva de emergência. Essencial para garantir tranquilidade de paz aos seus investimentos. Caso algo inesperado aconteça nesse período (seja de crise ou não), é a reserva de emergência que vai segurar a bronca até tudo se normalizar. Afinal, Murphy mora ao lado mesmo antes do coronavírus - o carro pode quebrar, geladeira que queima, enfim.. não dá para prever.

Queremos fazer diferente para fazer a diferença para você. Clique e faça parte do Meubank

Como o Meubank ajuda nos seus investimentos

Agora que você sabe como investir com segurança e com pouco dinheiro, é preciso contar com os melhores parceiros para te ajudar a fazer os investimentos certos.

O Meubank pode ajudar você a aplicar sua grana com muito mais liquidez e ótimos lucros. Saiba como!

Investimento direto no aplicativo

Com o Meubank, você não precisa mais da intermediação de uma corretora especializada para fazer os seus investimentos.

Isso porque, por meio do nosso aplicativo, você poderá investir em diferentes ativos, como renda fixa, criptomoedas, ouro, dólar e muito mais de uma maneira fácil e com poucos cliques.

Com a sua Carteira e Conta Digital Multiativos, é possível investir com mais autonomia em diferentes títulos e ativos com transparência e segurança quando, como e onde quiser.

Maior segurança para investir

Aqui no Meubank, investir em ativos digitais é muito mais fácil. Isso porque, temos uma forte parceria do Mercado Bitcoin, uma das 25 exchanges mais confiáveis pelo BTI (Blockchain Transparency Institute).

Com essa parceria de respeito, nossos usuários têm um maior leque de opções e segurança garantida na hora de comprar e vender os mais diversos ativos.

Aplicativo ideal para iniciantes

No Meubank, você não precisa ser um especialista para fazer seus investimentos. Pelo nosso aplicativo é possível realizar aplicações em diferentes ativos de maneira simples e facilitada.

Foi tudo muito bem pensado para que todas as funcionalidades fossem intuitivas e fáceis de mexer. Assim, você aproveita as melhores oportunidades desse mercado.

Outra vantagem super legal para quem está começando a mergulhar nesse universo é que dentro do aplicativo você pode converter e desconverter entre ativos muito facilmente. Comprei ouro, mas a grana apertou e precisei de R$? Opa, converte de ouro para reais na hora e já sai usando o dinheiro!

De bitcoin para real, de real para ouro, de ouro para algum ativo que você se interesse. É fácil assim :)

Enfim, como investir dinheiro e ter lucro?

Depois de acompanhar todo o nosso artigo, ficou muito mais fácil entender como investir dinheiro, não é mesmo?

Mas antes de escolher os melhores investimentos, não esqueça de entender primeiramente seu perfil de investidor e quais os títulos mais adequados para o seu estilo.

Dependendo dos seus objetivos, você pode investir em ações, criptomoedas, renda fixa e muitos outros títulos existentes no mercado financeiro.

Se você quer fazer os melhores investimentos de maneira simplificada, o Meubank oferecerá a possibilidade de aplicações em diferentes títulos.

Além de garantir serviços financeiros gratuitos, como transferência, depósito, pagamento e muito mais, a sua Carteira e Conta Digital Multiativos te ajuda a fazer investimentos com segurança e liquidez.

Quer ter acesso aos serviços oferecidos por nós? Então, seja um dos primeiros usuários do Meubank. Acesse o site agora mesmo e garanta acesso antecipado aos nossos serviços.

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo assim que sair.