Viver bem

Empreendedorismo digital: o que é e 3 dicas para começar

14/06/2021

14 minutos de leitura

Empreendedorismo digital: o que é e 3 dicas para começar

Você sabe o que é empreendedorismo digital? Entende os benefícios desse segmento? Está procurando o caminho certo para dar os primeiros passos no universo online? Então, você acaba de encontrar o que procura!

Neste artigo, vamos apresentar o que é empreender digitalmente, quais as vantagens de atuar no universo online e as melhores dicas para começar a trabalhar digitalmente. Vem com a gente!

O que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital é, basicamente, a criação de um modelo de negócios para comercializar produtos, infoprodutos ou serviços exclusivamente pela internet.

Nessa modalidade de negócio não há necessidade de ter um espaço físico ou atendimento presencial, já que todas as operações são centralizadas no digital. Uma baita vantagem, já que gera maior flexibilidade e um investimento menor se comparado com empreendimentos físicos.

Na internet é possível vender produtos por meio de um e-commerce, por exemplo, através de um blog, marketplace e até também pelas redes sociais.

Para os empreendedores digitais que têm interesse em vender serviços, essa modalidade de empreendimento também pode ser feita por intermédio de um site, programas de afiliados, mídias sociais ou aplicativos de mensagens.

Para entender o potencial desse mercado, um levantamento feito pela Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) em 2020, revelou que os negócios digitais cresceram mais de 100% no Brasil, principalmente, por conta da pandemia do Coronavírus.

Esse crescimento não se deve apenas por conta desse cenário. O comércio eletrônico no país tem apresentado um aumento significativo nos últimos anos, com faturamento na casa dos bilhões.

Crie sua conta digital com novos investimentos. Faça parte do Meubank

Como escolher o nicho de mercado para o empreendimento digital?


Os canais digitais oferecem um universo de possibilidades para quem deseja montar um empreendimento digital. Diante de tantas oportunidades, é normal ficar com dúvida sobre qual nicho de mercado escolher.

Afinal, é preciso pensar com muita calma que tipo de solução você pretende oferecer aos seus consumidores, quais os desafios do segmento, vantagens, estimativas de lucros e por aí vai.

Pensando em te ajudar a decidir o melhor caminho, dá uma olhadinha em alguns fatores importantes para você levar em consideração antes de escolher o segmento certo.

Faça uma lista sobre áreas que domina

O primeiro passo para definir qual mercado atuar é listar as áreas e assuntos que domina, atividade que gosta de fazer ou que tenha maior familiaridade.

Entender as suas preferências e habilidades é extremamente importante para que seu negócio decole na internet.

Isso porque é muito mais fácil ter sucesso em algo que você gosta de fazer e que domina o tema. Depois de fazer essa lista, comece a afunilar as atividades entre aquelas que desempenha melhor.

Para te ajudar nessa etapa, faça perguntas como:

  • Você é referência no assunto?
  • Já trabalhou nessa área antes?
  • Se nunca trabalhou nessa área, acredita que tem habilidades nesse segmento?

Essa análise te dará o direcionamento para saber como começar a empreender digitalmente da melhor forma.

Avalie oferta e demanda

Nessa fase de análise, entender qual a oferta e demanda do mercado que deseja atuar é fundamental. Os seus futuros concorrentes oferecem soluções parecidas? Qual o seu diferencial em relação a cada um? Identificar grupos ainda não atendidos dentro do seu segmento pode ser decisivo.

Tudo isso é importante para que possa escolher certo; afinal, você não vai querer investir em um negócio online sem perspectivas, né?

Aliás, essa etapa também não tem grandes dificuldades, basta pegar aquela lista de assuntos e iniciar uma pesquisa na internet para entender a demanda por esses temas.

Análise se é possível competir nesse nicho

Para ter sucesso no empreendedorismo digital no Brasil, é imprescindível que você compreenda se é possível competir nesse nicho de mercado. Qual o diferencial competitivo que seu serviço ou produto digital terá em relação aos seus concorrentes?

Faça uma ampla pesquisa da sua concorrência, entenda quem são eles, quais os preços praticados e os produtos vendidos. Visite as páginas, redes sociais e todos os canais disponíveis para que você possa entender melhor seus concorrentes.

Entenda exatamente onde e com o que você pode contribuir.

Quais são os benefícios do empreendedorismo digital?


Agora que já sabe como começar seu negócios online, separamos aqui os principais benefícios de investir no digital. Confira!

Baixo investimento

As vantagens do empreendedorismo digital são inúmeras, mas uma das principais, certamente é o baixo investimento, já que você não precisará de um espaço físico, comprar móveis e uma grande quantidade de equipamentos.

Dependendo do seu tipo de negócio, é possível trabalhar sozinho ou contratar poucos profissionais quando sua operação aumentar.

Os custos variam de acordo com o ramo escolhido. Num e-commerce, por exemplo, o empreendedor digital terá custos relacionados à compra de matéria-prima para fabricar peças, produtos para revender e outros serviços para dar suporte no desenvolvimento do seu projeto.

Produtores de conteúdo digital têm menos custos relacionados a produtos, mas podem estar envolvidos gastos com softwares e diferentes ferramentas que acelerem ou organizem seu processo criativo.

A vantagem é que os valores, normalmente, são compatíveis com o tamanho do seu negócio, o que permite que sejam feitas projeções de crescimento e de despesas.

Mais flexibilidade e autonomia

Um empreendimento digital permite que você tenha maior flexibilidade e autonomia para a realização das mais diversas atividades, o que pode contribuir com a sua qualidade de vida.

Isso acontece porque o ambiente virtual está acessível 24 horas por dia, onde os clientes não necessariamente precisam de um atendimento que esteja sempre disponível.

A vantagem é que o empreendedor digital pode montar uma rotina adaptável, trabalhando em horários alternativos e automatizando tarefas, facilitando o dia a dia.

Dessa forma, você terá mais tempo para curtir a família, praticar atividade física, estudar e se dedicar a novos hobbies. É bastante comum também que o empreendimento se inicie como uma atividade complementar até que ganhe força e relevância para ocupar o expediente do empreendedor integralmente.

Ambiente altamente lucrativo

Para você que quer descobrir como ganhar dinheiro com o empreendedorismo digital, saiba que a internet é um ambiente altamente lucrativo para diferentes nichos de mercado.

Isso porque, com o acesso à internet e a inovação tecnológica, os consumidores também mudaram seus hábitos de consumo, seja ela compra de produtos ou serviços.

O alcance da internet ultrapassou fronteiras geográficas e possibilitou a realização de negócios em diferentes partes do mundo, sem distinção de dia, horário e com as mais variadas possibilidades.

Cada vez mais, as pessoas estão optando por fazer suas transações nos canais digitais em razão da facilidade, conforto e, claro, segurança proporcionada pelas plataformas.

Com essa mudança de comportamento, o mercado digital se torna ainda mais promissor, uma vez que cada vez mais pessoas têm acesso à internet de maneira facilitada, passando a aderir às compras digitais no seu cotidiano.

3 dicas para começar seu empreendimento digital


Para se dar bem nesse segmento, principalmente, para os empreendedores que são "marinheiros de primeira viagem”, nada melhor do que encontrar dicas para te ajudar a dar os primeiros passos, não é mesmo?

Selecionamos aqui 3 dicas para você começar com tudo no universo digital e conquistar sua independência financeira. Confira!

Conheça o seu público-alvo

Assim como acontece em diferentes nichos de mercado, para ter sucesso no empreendedorismo digital é necessário conhecer o público que pretende fazer negócios.

Ou seja, se você deseja vender cursos de costura, por exemplo, é preciso desenvolver ações direcionadas para esse público com a linguagem, conteúdos e ofertas. No fim, tem que fazer muito sentido para seu consumidor.

Por isso, faça uma análise sobre os temas que deve abordar, quais redes sociais que o seu público está presente e busca informações, quais as necessidades desses potenciais consumidores e o que essas pessoas esperam do seu produto.

Lembre-se que, se você não sabe exatamente a necessidade do seu público, dificilmente conseguirá se comunicar e, consequentemente, vender.

Esse cuidado é importante, inclusive, para o seu negócio online não jogar dinheiro pelo ralo na compra de matéria-prima, produtos e divulgação.

Monte um plano de negócios

Para que um empreendimento digital tenha sucesso, não deixe de montar um plano de negócio, um documento que reune todas as informações da sua empresa, concorrentes, mercado, público, fornecedores, entre outros.

A partir desse documento analítico, você conseguirá ter um direcionamento, uma vez que ele conterá os objetivos da sua empresa, análises e a sua visão sobre a sua marca.

Nessa etapa, elabore um documento detalhado com seriedade e bom senso. Proponha metas que, de fato, sejam atingíveis dentro das suas possibilidades e do seu mercado de atuação.

Estratégias de Marketing Digital


Uma das principais dicas de como começar no empreendedorismo digital e ter sucesso é utilizar as estratégias de Marketing Digital.

Lembre-se que não basta ter um site ou um e-commerce e esperar que os consumidores conheçam a sua marca, você precisará investir em divulgação.

Use as redes sociais, como o Instagram, Facebook e Linkedin para se apresentar ao seu público e também para se relacionar com ele. A máxima “quem não é visto, não é lembrado” também se aplica à internet.

Além de tentar fazer negócio com seu público, leve conteúdos relevantes para os seus potenciais consumidores, fale sobre os seus valores da sua empresa e seus produtos e serviços.

Utilize também anúncios patrocinados oferecidos por essas mídias digitais para aumentar o alcance das suas postagens, monte um blog para falar sobre temas do seu segmento, envie e-mails com promoções e fique sempre de olho nas tendências do Marketing Digital.

Queremos fazer diferente para fazer a diferença para você.
Clique e faça parte do Meubank

Como o Meubank ajuda você no Empreendedorismo Digital


O Meubank pode contribuir muito na sua jornada para se tornar um empreendedor digital de sucesso. Isso acontece pois oferece uma série de produtos e serviços financeiros, que podem facilitar a sua vida e te auxiliar a fazer os melhores investimentos.

Conta digital com as melhores vantagens

O Meubank é uma carteira e conta digital multiativos única e chega ao mercado para revolucionar o conceito de contas digitais e o jeito que você investe o seu dinheiro.

Nosso aplicativo oferece a possibilidade de fazer as principais operações financeiras de uma forma facilitada e rápida de maneira intuitiva e inovadora.

Com o Meubank, você pode transferir, depositar, pagar contas, fazer saques, consultas de saldos e extratos, além de ter acesso a novos investimentos.

Nosso objetivo é permitir que você tenha total autonomia para administrar seu dinheiro e tomar as decisões de acordo com o que considera mais apropriado e do seu jeito.

Transações financeiras sem tarifa

Sabe aquelas tarifas que você pagaria em um banco tradicional?

Com o Meubank você tem taxa zero para fazer pagamentos, transferências, depósitos e utilizar os outros serviços.

Investimento em diferentes ativos

Além de garantir um aplicativo fácil, intuitivo e sem cobrança de taxas, o Meubank contribui para que a sua jornada nos investimentos se inicie em diversos ativos.

Na nossa carteira e conta digital, será possível investir em criptomoedas, precatórios, tokens diferenciados, ouro, dólar, ativos tradicionais e muito mais.

E o melhor é que contamos com a parceria com o Mercado Bitcoin, a maior plataforma de criptomoedas e ativos digitais da América Latina para dar ainda mais segurança às transações.

Enfim, por que devo começar o empreendedorismo digital?


Se você quer conquistar sua independência financeira e ter um trabalho mais flexível e com ótimo retorno, o empreendedorismo digital pode ser uma ótima opção.

Com a expansão da internet e os avanços tecnológicos, os negócios online têm crescido de maneira significativa por uma série de vantagens, como baixo investimento, autonomia e bons lucros.

Mas para que o seu negócio tenha sucesso, é preciso escolher o nicho de mercado, definir o tipo de produto ou serviço que pretende comercializar, analisar os concorrentes e a viabilidade do seu projeto.

Lembre-se que nesse segmento, você deverá investir em estratégias de negócios digitais, montar um plano de negócios e conhecer o seu público-alvo, para que sua empresa possa decolar na internet.

Se quer facilidade e os melhores serviços financeiros, conheça a carteira e conta digital multiativos do Meubank. Aqui, você realiza transações financeiras, como pagamentos de boleto, transferências, depósitos, saldos e extratos sem pagar nada.

Nossa conta digital oferece a possibilidade de fazer investimentos diretamente no aplicativo. É fácil assim: você converte de um para o outro, desconverte e usa onde, quando e como quiser.

Se quer ser um dos primeiros usuários da nossa conta digital Meubank, acesse o site e faça parte da nossa lista de interessados para garantir acesso antecipado aos nossos serviços.

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo assim que sair.