Meu dinheiro

Independência financeira: 4 passos para conquistar a sua

08/07/2021

14 minutos de leitura

Independência financeira: 4 passos para conquistar a sua

Conquistar a independência financeira é algo que a maioria dos brasileiros deseja. Quem não sonha em manter as contas em dia, se divertir e viajar sem se preocupar com a fatura no final do mês e ainda investir o seu dinheiro?

E se tudo isso for feito sem tantos sacrifícios é melhor ainda, não é mesmo? Saiba que conseguir essa façanha não é tão difícil quanto você imagina, basta adotar alguns hábitos para ter a vida financeira que sempre sonhou.

Vem com a gente, pois separamos 4 passos para conquistar a sua em 2021!

O que significa ter independência financeira?

De forma prática, a independência financeira é quando uma pessoa consegue acumular uma determinada quantia em dinheiro ou bens que possibilitam viver apenas de renda.

Ou seja, quando toda a grana acumulada ou investida durante um período são suficientes para custear as suas despesas e atender às suas necessidades sem depender de nenhuma outra fonte de renda. Agora ficou mais claro o que é independência financeira, né?

Queremos fazer diferente para fazer a diferença para você. Clique e faça parte do Meubank!

Etapas da Independência Financeira


Para conquistar a vida financeira que deseja, existem algumas etapas que precisam ser seguidas. Dá uma olhadinha nas 4 fases para o seu sucesso!

1. Liberdade de curto prazo

A primeira fase chama-se liberdade de curto prazo, que é aquela que uma pessoa tem dinheiro para viver sem um rendimento por um determinado período, que pode variar de dois meses até um ano.

Essa grana te dará a possibilidade de não trabalhar por um período. Também pode ser chamada de reserva de emergência, o famoso apagar incêndio quando acontece alguma situação inesperada.

É o dinheiro para ser usado quando o carro quebrou, apareceu uma goteira na sala, o celular morreu, enfim… você sabe bem do que estamos falando, neh?. ¯_(ツ)_/¯

Não existe regra quanto à quantia ideal, mas lembre-se que o valor guardado deve ser suficiente para manter você e sua família no mesmo padrão atual de vida que estão acostumados, cobrindo gastos mensais e também para outras regalias.

2. Independência de contas

Essa é outra etapa de como conquistar a independência financeira. Todo mundo sonha em um dia não ter dívidas, seja de casa, carro ou qualquer outro tipo de pagamentos recorrentes e de alto custo.

A independência de contas acontece quando você consegue se livrar desses débitos e dos juros altos que vêm junto. Ao conseguir isso, você terá mais dinheiro para poupar ou investir.

Mas infelizmente, nem sempre é fácil chegar nesse estágio. Segundo um levantamento feito pelo Serasa Experian, até junho de 2018, a quantidade de pessoas inadimplentes no Brasil chegou a 61,8 milhões.

Para chegar nessa fase, evite fazer parcelas de alto valor e com juros que podem elevar ainda mais o preço final. Sempre que possível, opte por pagamentos à vista.

Lembre-se: sem correr, mas sem parar. Nem todos os meses são iguais e nem sempre o planejamento sai como esperado, mas o importante é manter a constância no longo prazo.

3. Liberdade de emprego

Para você que quer saber como ser independente financeiramente, a liberdade também é uma das fases desse processo. Nesse estágio, você tem a liberdade e estabilidade para administrar a sua vida sem, necessariamente, depender do seu emprego.

Ou seja, você tem uma fonte de renda secundária, que pode ser um investimento que renda juros, por exemplo, que dá uma autonomia e segurança maior se, eventualmente, sair desse trabalho fixo.

Mesmo que os valores de rendimento não cubram todas as despesas da família, eles servem como complementação da renda.

4. Independência total

Esse é o estágio final da independência financeira. Essa etapa acontece, por exemplo, quando você consegue viver de rendimentos das suas aplicações.

Nessa etapa, os retornos financeiros dos seus investimentos superam os gastos mensais da sua família de uma maneira segura.

Nesse estágio, você pode ter um emprego para manter as despesas, mas sem depender do salário, por exemplo. Aqui, se preferir, é possível se dedicar a um hobbie ou fazer algo para gerar renda que te dê mais prazer.

Mesmo alcançando a independência total, saiba que é importante continuar investindo para garantir um fluxo de caixa de acordo com o padrão atual. Nessa fase, fica mais fácil realizar seus sonhos.

Como calcular a sua Independência Financeira


Muitas pessoas fazem a seguinte pergunta: quanto preciso ter para viver de renda? Saiba que há um cálculo para você entender como chegar à sua independência total.

A primeira coisa é saber quanto você gasta todos os meses e quanto precisa para manter o seu padrão de vida.

Depois de fazer essa análise, você deve fazer a seguinte conta: basta pegar a quantia que precisa para se manter e multiplicá-lo pelo rendimento real dos seus investimentos.

Mas lembre-se que você precisará aplicar a correção pelos juros, não se esquecendo de subtrair também a alíquota do imposto de renda.

3 livros para ajudar a conquistar a independência financeira


Se você quer descobrir como ter independência financeira, uma boa prática é estudar sobre o tema, já que há muitos livros interessantes que abordam esse assunto de um jeito bem leve. Dá uma olhadinha nessas três sugestões que selecionamos para você!

1 – Pai rico, pai pobre

Esse é um verdadeiro clássico, que se tornou um bestseller imediato, publicado pela primeira vez nos Estados Unidos em 1997.

Nesse livro, os autores Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter usam parábolas baseadas na vida de Kiyosaki para recomendar fórmulas para juntar um patrimônio.

Esse livro fez tanto sucesso que inspirou a criação de série de outros produtos, como publicações e jogos.

2 – Os segredos da mente milionária

Se você quer ter independência financeira, esse livro precisa estar na cabeceira da sua cama.

Nesta obra, o autor canadense T. Harv Eker explica como conseguiu superar uma série de dificuldades pessoais e se transformar em um milionário em um período de dois anos e meio.

A metodologia usada por Eker envolve 17 princípios básicos que servem de norte para uma pessoa acumular riqueza.

Um deles está relacionado ao hábito de controlar as finanças que, segundo ele, é muito mais importante do que a quantia de dinheiro que uma pessoa acumula.

3 – Quem pensa enriquece

O livro “Quem pensa enriquece” serve também como inspiração para quem deseja conquistar uma independência financeira.

O autor Napoleon Hill passou 20 anos investigando os métodos de 500 dos homens mais ricos do planeta mundo nas primeiras décadas do século 20.

Nesta obra, ele relata 15 características comuns a todos os que acumularam fortuna. Esse livro já vendeu 20 milhões de cópias e é considerado um clássico da categoria.

4 passos para conquistar a independência financeira


Para te ajudar a conquistar a sua independência financeira, confira 4 passos que te ajudarão de uma vez por todas a ter a vida que sempre sonhou!

1. Entenda seus gastos

O primeiro passo é entender os seus gastos de uma maneira detalhada. Você precisa saber quanto ganha e quanto pode gastar. Muitos brasileiros não tem ideia dos seus custos ao longo do mês e quando chega a fatura do cartão, a conta não fecha.

Inclusive, isso é o que demonstra uma pesquisa feita pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) de janeiro de 2019, que revela que 46% dos brasileiros não controlam seu orçamento.

A nossa dica é anotar todas as suas despesas, desde aquelas altas até aquele lanche no final de semana. Tudo isso te ajudará a poupar o seu dinheiro para investir no que realmente trará uma independência financeira.

O formato? Você que manda, não se preocupe em usar a planilha sofisticada e cheia de gráficos coloridos. Quanto mais simples, mais fácil de manter. Quanto mais fácil de manter, mais garantido continuar seu planejamento no longo prazo. :)

2. Quite suas dívidas

Depois de listar todas as suas despesas, chegou a hora de se planejar para quitar as suas dívidas.

Sabemos que essa etapa nem sempre é fácil, já que você precisa ter dinheiro para quitar os seus débitos. Mas a nossa dica é entrar em contato com os estabelecimentos e instituições financeiras ou bancárias e negociar as dívidas, solicitar parcelamento ou exclusão de juros.

Lembre-se que pagar as contas atrasadas deve ser prioridade antes mesmo de querer fazer uma reserva de dinheiro.

3 - Faça um planejamento financeiro

Com as dívidas quitadas ou acordadas, comece a fazer um planejamento financeiro estabelecendo metas em curto e longo prazo.

Faça a destinação de um valor mensal para o pagamento de contas e outro para uma reserva de emergência ou para investir seu dinheiro, que te trará ótimos retornos.

Com esse dinheiro, fica mais fácil saber quais os caminhos que precisa percorrer para você que quer descobrir como ser independente financeiramente.

4 - Invista no mercado financeiro


Uma ótima forma para conseguir a tão sonhada independência é investir seu dinheiro no mercado financeiro. Hoje em dia, há muitos títulos e ativos financeiros que garantem um ótimo retorno.

Aliás, não pense que você precisa ter muita grana para começar a investir. Nada disso! No Meubank, com apenas R$ 10, você já pode aplicar seu dinheiro em alguns títulos, por exemplo.

Em breve, sua Carteira e Conta Digital Multiativos. Faça parte do Meubank!

Como o Meubank ajuda você a conquistar sua independência financeira

Agora que você já sabe o caminho de como ter independência financeira, saiba que o Meubank pode te ajudar nesse processo. Saiba como!

Não precisa ser um trader em investimentos

Na hora de investir no mercado financeiro, você não precisa se preocupar. Isso porque, com o Meubank, não é necessário ter experiência no assunto. Se você quer investir e conquistar a sua independência, nós podemos te ajudar!

Com a sua Carteira e Conta Digital Multiativos aliada aos recursos para aplicações financeiras, você não precisa ser um trader do mercado de investimento, já que nosso aplicativo possui recursos intuitivos e fáceis de mexer para que nossos usuários possam aproveitar as melhores oportunidades desse mercado.

No Meubank, você tem autonomia e liberdade para fazer as suas escolhas com segurança, sempre com grande liquidez.

Liberdade para investir

Além de oferecer serviços financeiros gratuitos, o nosso app possibilita aos nossos usuários a realização de investimentos em diferentes títulos e ativos digitais como ouro, dólar, criptomoedas, tokens e muito mais.

Com o Meubank, você pode fazer aplicações quando, como e onde quiser de maneira muito simples com segurança e maior liquidez, por meio da diversificação da sua carteira.

Aplicativo intuito

Na hora de fazer as mais variadas operações financeiras, o Meubank pode tornar sua vida ainda mais fácil. No app, você pode fazer tudo isso na palma da sua mão por meio de uma navegação intuitiva, com recursos simples e fáceis de mexer.

Com o Meubank, ficou mais fácil e rápido fazer as suas transações financeiras, como saque, transferências, extrato, depósito, pagamentos de forma gratuita e sem complicações.

Parceria com o Mercado Bitcoin

Se você pretende investir em criptomoedas, saiba que o Meubank oferece muitas vantagens aos usuários.

Um dos principais benefícios é porque somos da mesma família do Mercado Bitcoin, uma das 25 exchanges mais confiáveis do mundo em 2020 pelo BTI, além de ser a maior plataforma de criptomoedas e ativos digitais da América Latina.

Com ela, a sua carteira de investimentos pode ser diversificada, permitindo que você possa escolher entre as mais variadas moedas, movimentando seus ativos de maneira ainda mais segura.

Independência financeira: Conclusão

Agora ficou mais fácil conquistar a tão sonhada independência financeira, não é mesmo? Para isso, siga os passos que listamos neste artigo.

Comece fazendo uma análise dos seus gastos e, depois, tente quitar suas dívidas negociando com os seus credores. Em seguida, faça um bom planejamento financeiro estabelecendo metas.

Com tudo isso em mãos, que tal começar a investir no mercado financeiro? Se você quer fazer as melhores escolhas para aplicar o seu dinheiro, conheça a Carteira e Conta Digital Multiativos que oferece também a possibilidade de aplicações em diferentes títulos e ativos financeiros.

Quer ter acesso aos serviços oferecidos pelo Meubank? Então, seja um dos primeiros usuários. Acesse o site agora mesmo e faça parte da nossa lista de interessados para garantir acesso antecipado aos nossos serviços.

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo assim que sair.