Investir do zero

Perfil de investidor: 6 investimentos indicados para cada tipo

14/06/2021

14 minutos de leitura

Perfil de investidor: 6 investimentos indicados para cada tipo

Está começando no mercado financeiro? Já sabe qual é o seu perfil de investidor? Entende a importância de conhecer qual o estilo que combina com você na hora de aplicar o seu dinheiro?

Se já ouviu falar sobre o tema, mas entende pouco ou não sabe nada sobre esse assunto, esse artigo foi feito para você. Conhecer o seu perfil vai te ajudar a encontrar quais os melhores investimentos de acordo com suas intenções, interesses e objetivos.

É cauteloso ou gosta de correr risco? Prefere o meio termo? Vem com a gente e descubra o seu estilo e as aplicações ideais para você.

O que é e por que é importante saber o seu tipo de investidor?


O perfil do investidor é basicamente uma classificação que cada pessoa recebe na hora de fazer os seus investimentos e está associada à tolerância ao risco que cada pessoa tem.

Essa classificação não é apenas para determinar o estilo de cada investidor. Nada disso! Ela é uma exigência da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) que regulamenta todo o mercado de investimentos e as mais diversas questões.

Para você ter uma ideia da seriedade dessa classificação, uma das instruções da CVM é que a instituição financeira ofereça aos seus clientes a possibilidade de fazer aplicações de acordo com o seu perfil de investidor.

Queremos fazer diferente para fazer a diferença para você.Clique e faça parte do Meubank.

Quais os tipos de perfil de investidor?


Há três tipos de investidores definidos pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

O nosso teste de perfil de investidor consiste na identificação. Nós separamos os principais critérios usados pelo mercado de investimentos. Dá uma olhadinha em cada um dos estilos e veja o que mais combina com você.

Perfil de investidor conservador

O perfil conservador, como o próprio nome já diz, tem um estilo mais cauteloso na hora de fazer os investimentos, já que tem aversão de colocar o seu dinheiro em risco.

Por isso, o conservador prefere aplicar sua grana em modalidades que não tenham nenhum ou baixíssimo risco de perda.

De forma resumida, esse perfil quer correr o menor risco possível, mesmo que para isso ele tenha que abrir mão de uma rentabilidade maior. Tudo em nome da segurança.

Perfil de investidor moderado

Já o perfil de investidor moderado é aquele que tem certa disposição para assumir riscos um pouco maiores, a fim de conquistar uma boa rentabilidade, mas sem deixar de lado também uma certa segurança.

Mesmo não sendo um investidor tão ousado e não tão conservador assim, ele aceita um pouco mais de risco em comparação com o perfil anterior. De qualquer forma, está sempre de olho na segurança dos seus investimentos, já que tem um certo conhecimento da área e entende como funciona o mercado.

Perfil de investidor arrojado ou agressivo

Se tem uma coisa que o perfil de investidor arrojado curte é correr riscos para garantir uma rentabilidade maior. Esse estilo não tem medo e possui uma característica tão agressiva que não se incomoda de perder um pouco do seu patrimônio em nome de um bom retorno.

O investidor arrojado, para se dar bem no mercado, deve ter inteligência emocional para conseguir lidar com as instabilidades e, claro, com a perda de dinheiro.

Normalmente, as pessoas que têm esse comportamento mais agressivo no mercado financeiro já têm experiência e possuem conhecimento bem consolidado quando o assunto é investimento e, claro, tem um patrimônio considerável, o que dá segurança de investir.

Como saber meu perfil de investidor?


Para saber qual o meu perfil de investidor, você precisa levar em consideração alguns fatores que são essenciais na hora de investir.

Confira os principais aspectos do mercado que você precisa ficar de olho antes de determinar qual o estilo que tem a sua cara e atende aos seus objetivos.

Riscos

A primeira coisa que deve ser pensada para determinar o seu estilo é a sua disposição para correr risco nesse mercado. Sendo assim, avalie a urgência que você tem para recuperar o dinheiro que pretende investir.

Imagine o seguinte: férias de Dezembro e você pretende passar uns dias nas praias maravilhosas de Caraíva, na Bahia. Lembre-se que a renda variável… varia! Parece bobo, mas ela pode tanto subir (e garantir dias a mais em Caraíva), quanto descer e fazer você ter que voltar antes.

Por isso, se você tem curto prazo para utilizar esse dinheiro ou se ele é destinado a ser uma reserva de emergência (para aqueles momentos em que tudo dá errado), é bom considerar investimentos mais conservadores.

Nesse caso, os títulos de renda fixa podem contribuir, já que garantem maior segurança aos investidores.

Por isso, antes de fazer qualquer aplicação, estude bastante o mercado e entenda quais os níveis de risco que determinado investimento oferece.

Liquidez

Para definir o seu perfil de investidor, outro fator que precisa estar no seu radar diz respeito à liquidez, ou seja, a facilidade de transformar seu dinheiro em lucro.

Esse conceito pode ser um pouco confuso e é por isso que gostamos de compará-lo com coxinha. Visualize o seguinte cenário: você está com fome e não tem nada no bolso, apenas investimentos variados. A velocidade com que você consegue transformar um desses investimentos em dinheiro para comprar a maravilhosa coxinha é justamente a liquidez desse ativo. Ficou mais claro?

Na hora de definir o investimento que pretende fazer, pense se você pretende utilizar esse dinheiro em breve (alô, Caraíva) ou se é um valor que pode ficar guardado por mais tempo, como para a aposentadoria.

Rentabilidade

Outro ponto que merece sua atenção na hora de definir o seu estilo de investidor está relacionado com a rentabilidade. Avalie se a aplicação que for escolher renderá um bom retorno.

Ao abrir conta em uma corretora ou no próprio banco, é fácil se sentir perdido em meio a tantas opções de investimentos. Alguns têm tantas diferenças entre si que a gente até se pergunta “por que alguém colocaria o dinheiro onde o retorno é tão menor do que o outro, que está no mesmo lugar”.

Uma boa dica para quem é mais conservador é avaliar investimentos que estejam atrelados à inflação. Dessa forma, fica mais fácil identificar que, no mínimo, aquele investimento vai acompanhar o andamento da nossa moeda no país.

A grande sacada para entender seu perfil é avaliar os riscos, a liquidez e a rentabilidade que você deseja. Com base nesses três pilares, você entenderá em qual estilo se encaixa. Agora ficou mais fácil definir qual melhor perfil de investidor que você se encaixa, não é mesmo?

6 investimentos indicados para cada tipo de investidor


É comum associarmos o tipo de investidor 100% com determinado tipo de investimento, mas saiba que essa não é necessariamente a melhor forma de compor uma carteira.

Como se quem é conservador só devesse investir em renda fixa… ao passo que o perfil arrojado deve ser totalmente v1d4 l0k4 e colocar todas as suas reservas no máximo de volatilidade possível. Calma, não precisa ser assim.


Esse exemplo do bolo é bacana para entendermos que todos os perfis podem ter na carteira renda fixa e variável. O que distingue um do outro é a proporção. Cada pessoa tem a sua estratégia, mas diversificar a carteira é justamente saber balancear entre os diferentes tipos de ativos e investimentos.

Agora que você sabe quais os tipos de perfis de investidores, confira os investimentos mais indicados de acordo com o estilo de cada estilo de investidor. Assim vai ficar mais fácil compor a própria carteira.

Investidor conservador: renda fixa e tesouro direto

Essa fatia do bolo é destinada para aplicações que garantam maior segurança, onde o risco passa bem longe.

Nesse caso, os produtos de renda fixa podem ser boas escolhas, como os títulos do Tesouro, CDBs, LCIs e LCAs e muito mais. Nessa categoria, existem opções para todos os bolsos, desde investir a partir de R$ 30 até valores mais altos.

Você sabia que o universo cripto também explora alguns investimentos com menos riscos? Existem algumas opções de tokens que são atrelados a dívidas do governo. Podem ser também uma boa opção de diversificação dentro desse estilo.

Investidor moderado: tesouro IPCA e CDB

O Tesouro IPCA é um investimento que não oferece alto risco pois é garantido pelo Governo Federal, mas ele oferece um pouco de insegurança, porém, com maior liquidez.

Para você entender, os títulos do Tesouro IPCA são considerados de longo prazo e podem resultar em prejuízo na hora de fazer o resgate antecipado.

Esse título pode ser uma boa escolha, porque gera rendimentos acima da inflação. Outro título indicado é o Certificado de Depósito Bancário. Essa modalidade de investimento é oferecida pelos bancos como uma espécie de empréstimo, tendo diversas opções com prazos e rentabilidades diferentes.

Investidor agressivo e arrojado: ações e criptomoedas

Entre os investimentos mais indicados para esse perfil estão as ações, que representam uma parcela do capital social de uma companhia com capital aberto.

Nessa modalidade, o dono das ações é chamado de acionista e pode atuar na empresa de forma individual ou coletiva. Esses papéis são disponíveis por meio da Bolsa de Valores, mas o investidor só pode comprar por meio de um intermediário.

Outra opção que traz bastante volatilidade são as criptomoedas. A mais famosa de todas é o Bitcoin, mas existe uma série de outras opções. Nessa modalidade, você negocia a compra de moedas digitais e não precisa ser o valor integral não. É possível comprar frações de bitcoin a partir de R$ 10, por exemplo, e deixar o dinheiro lá rendendo para começar a entender o sobe e desce das criptos.

Sua Carteira e Conta Digital Multiativos. Faça parte do Meubank

Como o Meubank ajuda os investidores conservadores, moderados e agressivos

Já sabe qual seu perfil de investidor? Lembre-se que todos os tipos de investimento são para você. Monte a estratégia que mais agrada e vem descobrir que o Meubank pode te ajudar e muito na hora de fazer suas aplicações.

Quer saber como? Vem com a gente!

Investimento na palma da mão

Você não precisa mais de intermediadores para fazer os seus investimentos. Com o Meubank, é possível fazer suas aplicações direto no nosso aplicativo. Bem melhor, né? Todas as funcionalidades que uma conta digital oferece mais as facilidades de uma carteira.

Aqui, nossos usuários podem investir nos mais diversos ativos, como renda fixa, criptomoedas, ouro, dólar e muito mais. E o melhor: de uma maneira fácil e com poucos cliques.

Com a sua Carteira e Conta Digital Multiativos é possível investir com muito mais autonomia, liberdade, transparência e segurança quando, como, onde quiser.

Investimentos em ativos digitais

Além de ser uma conta digital que oferece serviços financeiros gratuitos, no Meubank você pode investir em ativos digitais que têm alta rentabilidade.

Por meio de uma parceria com Mercado Bitcoin, uma das 25 exchanges mais confiáveis pelo BTI, nossos usuários têm um maior leque de opções e a garantia de segurança na hora de comprar e vender os mais diversos ativos, criptomoedas, ativos com lastro em ouro e dólar.

Aplicativo ideal para iniciantes

Com o Meubank, você não precisa ser um trader para fazer seus investimentos. Pelo nosso aplicativo é possível investir em diferentes ativos de maneira simples, rápida e sem complicações.

Aqui você tem recursos intuitivos e fáceis de mexer para que consiga aproveitar as melhores oportunidades desse mercado.

No Meubank, nossos usuários têm autonomia para fazer as suas escolhas com segurança, de olho sempre na maior liquidez em seus investimentos. Você pode converter de um ativo para outro, desconverter e usar como, quando e onde quiser. Aí sim, hein!?

Conclusão: Perfil de investidor cada tipo

Já descobriu qual o seu perfil de investidor? Seja qual for o seu estilo, antes de fazer qualquer investimento é importante avaliar quais são as suas intenções.

Lembre-se que todos os diferentes tipos de investimento podem fazer parte da sua carteira. Saber equilibrar e definir as proporções também faz parte da estratégia.

Nesse caso, você precisa conhecer o Meubank, a Carteira e Conta Digital Multiativos que oferece a possibilidade de aplicações em diferentes títulos e ativos financeiros de maneira facilitada.

Além de garantir serviços financeiros gratuitos, como transferência, depósito, pagamento e muito mais, o Meubank te ajuda a fazer investimentos com segurança e liquidez.

Quer ter acesso aos serviços oferecidos pelo Meubank? Então, seja um dos primeiros usuários. Acesse o site agora mesmo e garanta acesso antecipado aos nossos serviços.

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo assim que sair.